27.6.08

Bye bye, Bill.


Hoje Bill Gates se aposentou. E em vez de levar os cinco pontos que explodem o coração, levou o título de 3º homem mais rico do mundo. Mesmo depois de tantos processos, acusações de monopólio, tortada na cara, e da ira da comunidade livre em geral, ele ainda conseguiu alcançar o sonho de qualquer um: aposentar-se com 52 anos e com US$ 58 bi na carteira.

Qualquer pessoa que conheça um pouco da história da informática sabe da importância de Bill Gates, assim como a de Steve Jobs, Tim Berners-Lee e outros (Stallman fica pra depois). Sua grande sacada foi cobrar licenciamento do seu software (DOS) numa época em que o hardware era mais importante. Some isso a um jogo de cintura aqui, uma mentira ali e voilà: fortuna instantânea.

O resto do poema, todos conhecem. A superpopularização dos PCs, do Windows, bem como a revolta de seus usuários. Aliás, é muito fácil criticar um sistema, dizer que é ruim, não presta e blá blá blá e nem se dar ao trabalho de experimentar uma alternativa, como um Linux, por exemplo. Bom, isso é papo pra outra hora. O que interessa é que você, meu caro leitor, deve agradecer a este homem pela informática como conhecemos. Principalmente se você tem uma janelinha de MSN pipocando nesse momento.

Hoje vira-se uma página dessa história. Bill Gates dedicar-se-á a trabalhos filantrópicos com sua esposa , Melinda, e vai deixar a Microsoft inteira nas mãos de Steve Ballmer. No fim das contas, ele sempre sai lucrando, pois fez tudo aquilo que um nerd gostaria de fazer: viver dos computadores, ficar zilionário, e ganhar o ódio (leia-se inveja) da maioria dos pobres mortais da informática.


Antes que perguntem, sim, eu também vi Pirates of the Silicon Valley .

Um comentário:

Unknown disse...

hehehe eu vi a noticia da aposentadoria dele, cara de sorte, outros tempos, hoje em dia acho q é quase impossível fazer o que ele fez, o mais perto eh o youtube